51-3224.2020 | 3212.9901 contato@fundacaosaojoao.com.br

Histórico da EMEF

Histórico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul

cam00242Localizada na Rua Wolfran Metzler, 600, conjunto Residencial Rubem Berta, a EMEF Grande Oriente do Rio Grande do Sul, apresenta, conforme estudos realizado por professores sobre a área, que por volta de 1940 nesta região predominavam atividades econômicas como: granjas de propriedades particulares com chiqueiros de porcos; criação de ovelhas; aviários; tambo de leite e hortas. Esse bairro contava com uma mata nativa, formada por Jerivás, Butiás, Figueiras, entre outras. E uma fauna típica com capivaras, quero-quero, coruja-do-campo e ratão-do-banhado. Até pouco tempo, tínhamos um lago com patos, próximo a Escola.
Mas essa paisagem mudou. A flora e a fauna cederam espaço para a construção de um grande conjunto habitacional, com projeto arquitetônico que previa inicialmente 32 núcleos compostos por quatro edifícios cada, tendo no centro uma área comum de lazer. No entanto, este projeto não foi concluído e este espaço foi ocupado por pessoas que disputaram os apartamentos, muito ainda não concluído. Diante desse movimento o espaço foi altamente modificado. Varias construções irregulares foram preenchendo o pouco espaço ainda disponível para uso comum. Garagens, mercadinhos, casa e outras edificações passaram a fazer parte da paisagem, juntamente com os prédios e asfalto.
Atualmente, é freqüente ouvirmos queixas dos moradores sobre a falta de espaço para lazer, da dificuldade de deixarem seus filhos na rua devido a violência crescente nesta área.
Inaugurada em 1987, a escola contava com 18 salas de aula, o que atenderia no Maximo 1200 alunos. Ao longo da trajetória ate este momento foram feitas alterações como a construção de quatro salas emergenciais (sendo uma delas de madeira) que passaram a fazer parte da escola por não serem substituídas.