Uruguaiana terá “Banco de Remédios” da Fundação São João

Parceria da Loja “Cruzeiro do Sul 2ª”, APAE e FSJ, com apoio do Rotary, foi firmada no dia 4/2 e deverá ser implementada até o mês de março

Uma das primeiras ações da Fundação São João (braço filantrópico do GORGS, criada em 2003) foi a criação de um dispensário de medicamentos, que conta com doações de remédios para distribuição a quem necessita. O serviço é tão importante que nos últimos anos distribuiu, em média, quase 100mil unidades/ano para todo o RS. E esses números poderiam ser ainda maiores, mas a questão logística do recebimento e envio para o interior do Estado é um dificultador.

E para resolver esse embaraço logístico, a ação das Lojas Maçônicas se torna muito importante. Assim, a Loja “Cruzeiro do Sul 2ª” passou a trabalhar, acerca de um ano, num projeto para a criação de uma sucursal deste ‘Banco de Remédios’ para atender a região da Fronteira Oeste. Conforme o Venerável-Mestre Salvador Ferreira Severo, foi fundamental nesse processo a parceria da APAE Uruguaiana, que cedeu duas salas para a instalação, além de espaço para recepção e a contratação de uma funcionária para atendimento ao público (que inclusive já recebeu o devido treinamento junto à FSJ). Cabe ressaltar ainda o apoio do Rotary Club Uruguaiana Cruzeiro do Sul em todo o processo, além do trabalho de coordenação e divulgação a ser realizado.

O contrato foi assinado pelo presidente da Fundação São João Ir. Renato Berger Dorneles e o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Diogo Balestra, contando ainda com a participação da presidente do Rotary de Uruguaiana Sra. Maria de Lourdes.

O V.M. Salvador Severo, um dos grandes entusiastas da parceria, falou à Comunicação Social do GORGS: “Concretizamos um trabalho de mais de um ano. Estamos em uma etapa de implantação, onde teremos a coordenação do nosso Irmão Cláudio Gonçalves. Vamos precisar do apoio de todos. Quero ressaltar também o empenho de vários irmãos nesta conquista e tenho a certeza de que o nosso próximo Venerável-Mestre dará continuidade a esta obra importantíssima para a nossa comunidade”, em mensagem que transbordava emoção pela conquista.

O presidente da FSJ ressaltou o empenho dos Irmãos de “Cruzeiro do Sul 2ª” no desenvolvimento desse trabalho. Lembrou que o dispensário que era até então localizado em São Borja teve grande importância e que a decisão em transferi-lo para Uruguaiana deu-se pela localização geográfica privilegiada da cidade, mais próxima dos demais municípios da região. “Nossos Irmãos e a comunidade serão beneficiados pela menor distância. Ao mesmo tempo em que louvamos o trabalho dos Irmãos uruguaianenses, gostaria de registrar nosso agradecimento aos Irmãos são-borjenses, em especial da Loja “Luz Invisível”, que compreenderam e aceitaram muito bem esta mudança. Esperamos que a Irmandade de Uruguaiana continue o brilhante trabalho iniciado em São Borja”, manifestou o Ir. Renato Dornelles à Comunicação Social do GORGS.

Imagens: Sra. Daiana/Assessoria APAE
Fonte: Comunicação Social do GORGS