Oficinas de Capacitação na Arte de Declamação

As virtudes são hábitos bons que levam a fazer o bem e possuem um caráter mais universal. Já os valores estão orientados para o crescimento pessoal por um convencimento intelectual: são bens que a inteligência do homem conhece, aceita e vive como algo bom para ele como pessoa.

Com estes pontos de referências a Fundação São João do GORGS em parceria com o SICREDI realizaram o projeto Oficinas de Capacitação na Arte de Declamação financiado pelo Fundo Social do SICREDI.

A transmissão dos valores e das virtudes deve começar muito cedo e esse é o papel fundamental que devem exercem as entidades assistenciais através do ensino na vida da criança.

Os valores e as virtudes regem o bom funcionamento da vida em sociedade.

Com a parceria do CTG Vaqueanos da Tradição localizado no coração do Bairro Humaitá as oficinas foram realizadas nos dias 29 e 30 de novembro de 2023, em suas dependências, atendendo mais de 30 crianças carentes do bairro.

As oficinas ficaram a cargo do Professor e Declamador Pedro Júnior da Fontoura, um dos maiores declamadores do Brasil, cuja didática prendeu a atenção das crianças.

Na segunda noite de aulas o Cantor e compositor Rodrigo Morales fez uma participação especial no curso mostrando o valor do poema musicado a convite do professor Pedro Junior.

Segundo o Presidente da Fundação São João o Ir.`. Maxsoel Bastos de Freitas: “as aulas de Capacitação na arte de Declamação atingiram o objetivo primordial de valorizar, desenvolver e fortalecer não só a arte da declamação, tão característica da cultura gaúcha, mas o próprio individuo com sua afirmação. Este fortalecimento se fez através da, oralidade, postura, interpretação, domínio e vocalidade poética, onde se explorou as contribuições possíveis da relação entre a declamação e a interpretação cênica com a própria evolução de desinibição da criança e do jovem em se posicionar em público”.

As oficinas foram um sucesso. Praticamente todos os alunos mostraram na prática a evolução de se apresentarem em público com alguma manifestação poética que aprenderam.

O Presidente da Fundação São João, ao final das oficinas, presenteou todos os alunos com um exemplar de seu Livro de poemas “Nos ideais Daqueles Lenços”.

#sicredi#gorgs#vaquenaosdatradicao#gorgs